Páginas

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

2016 - uma nova moda vai começar!


E eis que terminou o ano da #bad, do #rec, do #soquenao, do #naosouobrigado, do #passalogo para cada mês do ano, do #gentefeliz de manhã ou na segunda, incomoda...

Ainda bem que tá acabando essa moda!

E vamos torcer para que a moda que a substitua seja a do #happy, do #boratrabalhar, do #soquesim, do #voufazer, do #carpediem, do #gentemuitofeliz todo dia...

Tem-se gastado muito esforço e até uma certa dedicação em cultivar pensamentos  negativos e expô-los via redes sociais. Estar alegre e ser feliz começou a incomodar e até mesmo a ser motivo de críticas. Há uma onda doentia (sim, a tristeza e tudo que a acompanha é um tipo de patologia) em dedicar-se a achar mais coisas negativas que positivas nas rotinas e nos acontecimentos do dia-a-dia.
O que há de errado com isso?
Pensamentos influenciam comportamentos. Somos fruto do que pensamos e passamos a agir de acordo. Quando passamos a evidenciar mais os aspectos negativos, tendemos a nos comportar da mesma forma e a consequência disso é que as coisas passem a não dar certo mesmo.
Não se trata apenas de cultivar pensamentos positivos (isso sozinho não vai gerar muita coisa), mas que esses pensamentos possam influenciar comportamentos de pró atividade, de empreendedorismo, de efetividade, de planejamento, de visão sistêmica, de criatividade...
“Você é o que você faz repetidamente”.
Tome cuidado para não investir seu tempo nos fracassos, ou pior, nos mesmos fracassos.
Somos fruto de uma cultura que não promove a meritocracia, não premia quem se destaca e não valoriza quem chegou mais longe.
Temos uma tendência ao “coitadismo”, ao “jeitinho”... Gostamos mais da euforia do que do esforço, aprendemos que só o final é feliz e que, por Deus ser brasileiro, somos um povo naturalmente abençoado.
Não duvide que Deus nos queira muito bem mas, imagino que ele torça para que nos esforcemos um pouco mais em nome dos nossos desejos.
Não quero aqui lhe dizer o que deve fazer em 2016. Acredito que cada pessoa pode desenhar para si exatamente o que deseja, que as pessoas são capazes de fazer as melhores escolhas para elas naquele momento de suas vidas e que elas são fortes o suficiente para viver com as consequências de suas escolhas.
Mas quero desejar que 2016 seja um ano em que VOCÊ seja muito, mas muito bom para com você mesmo.