Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Self Coaching – o que você pode fazer pelo seu sucesso!



O Coaching é “o processo de facilitar a aprendizagem e o desempenho de outra pessoa através da utilização ótima do seu potencial, com a finalidade de alcançar os resultados por ela almejados” (Rosa Krausz)
Trabalhamos no processo de Coaching sobre algumas bases. Listo 2 que considero extremamente importantes: a quebra de paradigmas e a mudança ou realinhamento de crenças.
Julgo tais questões importantes porque somos fruto de um conjunto de estímulos e interações que são basicamente castradores e punitivos, aspectos bem peculiares e inerentes a nossa cultura ocidental, latina e católica.
A partir desse recorte, é possível que paradigmas e crenças interfiram consideravelmente no alcance de seus objetivos e metas de vida. É possível que tudo aquilo do qual você teve certeza a vida inteira seja exatamente o que está lhe impedindo de chegar onde deseja.
A partir daqui é necessária uma crença extremamente poderosa: que VOCÊ é o único responsável por alcançar suas metas. Que você pode ser seu maior incentivador mas, que também pode ser seu maior sabotador.
E como trabalhamos com sabotagem: “nunca vou dar conta disso”, “isso não ficou pra mim”, “não tenho paciência pra isso”... Sem contar aqueles que preferem “deixar nas mãos de Deus”. Por favor, não me queira mal! Eu acredito veementemente na força do Criador mas, também acredito que Ele espera que eu faça a minha parte para Ele poder me ajudar.
No Coaching, partimos da premissa básica que você pode tudo aquilo que desejar e que, provavelmente ainda não alcançou, devido a algumas questões que podem facilmente ser estruturadas para funcionar a seu favor.
Mas, o que vem a ser Self Coaching?
Self Coaching é o uso e aplicação das ferramentas de Coaching em você mesmo. É você tornar-se Coach de si mesmo. Como diz minha amada mestra Arline Davis, é você “ter pensamentos Coach, atitudes Coach”. E a primeira e mais importante questão para tornar-se Coach de si mesmo é: VOCÊ é o único responsável por suas conquistas ou fracassos. A segunda é: sua VONTADE é maior do que qualquer outra coisa (dificuldades, limitações, frustrações...). É preciso querer e estar profundamente comprometido com aquilo que se quer, sem dúvidas ou pensamentos derrotistas como “bora ver no que vai dar”, “se não der certo pelo menos eu tentei, né?”, “o importante é tentar”, “se não der certo agora vai dar da próxima vez”...
Pelo amor de Deus, livre-se disso! Pare de planejar seus fracassos!!!
Planeje seu sucesso! Seja seu próprio Coach. Tenha pensamentos Coach.
Talvez possa pensar: “e se eu não souber o que quero?”
Eu diria: “Excelente!”
Sabe por que?
Porque é melhor não saber o que quer do que duvidar de que possa alcançar o que quer. Compreende isso?
Se não sabe o que quer, sua mente ficará em estado de prontidão para esta procura. Quando duvida de sua capacidade para alcançar aquilo que deseja, sua mente está planejando o seu fracasso.
Que tal começar a quebrar paradigmas e a realinhar crenças para chegar onde deseja de todo o seu coração?