Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O que um Coach pode fazer por você!





Já escrevi alguns artigos neste Blog definindo o que é o trabalho de um Coach...
Mas, estou sentindo necessidade de continuar neste processo de esclarecimento visto que, além de ser uma profissão nova, vivemos em um país de inúmeros atrasos, dentre eles a compreensão de que precisar de ajuda é sinônimo de fraqueza.
Comecemos por aí...
Quem precisa de um Coach não são só pessoas que estão “mal”. Pessoas que estão “muito bem obrigada!” também contratam Coachs para se tornarem excelentes!
É natural que só busquemos ajuda quando as coisas não estão dando certo mas, no Coaching isso não é regra. Pelo contrário... O Coaching surgiu justamente da necessidade de melhorar performances que já eram boas mas, que tinham potencial para ser excelentes.
Tem uma frase, inclusive título de livro, que explica bem o que o processo de Coaching faz:
“Coaching não faz fogo, ele sopra as brasas.”
De forma simplificada, o coach (que é o nome que se dá ao profissional) precisa ter algum material para trabalhar. Ele nunca parte de um zero absoluto. Seu coachee (nome dado ao cliente) trás uma meta, um objetivo, algo que queira alcançar... Então, através de um processo de coaching (nome dado ao processo de interação entre coach e coachee) e utilizando técnicas muito específicas, na verdade definidas como um “protocolo” de coaching, já que os procedimentos são os mesmos para qualquer processo, o coach age para contribuir para o alcance dos objetivos de seu cliente.
Outro equívoco comum: achar que o Coach é um motivador! Poderá sê-lo se o objetivo de seu cliente passar por este pré-requisito mas, não é objeto da atuação do Coach a motivação visto que:
1)    Não podemos motivar ninguém – isso é um processo pessoal e intransferível
2)    A meta do cliente já deve ser fator motivador o suficiente
3)    Cada passo rumo ao objetivo do cliente já o motiva para o próximo passo
Mais do que uma profissão da moda, ser Coach exige muita preparação, muito estudo e muita dedicação. Envolver-se com o objetivo de vida de um ser humano é algo sério e não pode, NUNCA, ser tratado de modo leviano e irresponsável.
Como toda profissão, tem uma ética que precisa ser seguida à risca para proteção e benefício tanto do Coachee quanto do Coach.
E, talvez o mais interessante e intrigante aspecto desta profissão: um Coach nunca aparece na “foto”. Só quem deve aparecer é o cliente! O cliente é o único que merece aplausos e loas pelas conquistas. Ao Coach, cabe apenas estar junto à plateia a aplaudi-lo!!!


2 comentários:

  1. Interessante, eu sempre pensei que esse negócio de COACH, estivesse ligado a treinador de time de futebol. Oh meu Deus! quanta ignorância. Mas estouy feliz em saber que voce detém MAIS esse conhecimento e que ja estou pedindo S.O.S para esse coach pois nesse momento estou precisando demais do seu apoio. Pode ser?Bjs Balieiro/AGE

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, vou usá-lo na reunião de professores novato.

    Anunciação.
    São Luis MA

    ResponderExcluir

O que você achou deste artigo?