Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Superação possível!

Conheci ao longo do meu trabalho diferentes tipos de traumas e fobias... Conheci e enfrentei os meus, quase todos superados com sucesso com a ajuda das técnicas da Programação Neurolinguística – PNL.
Às vezes, apenas conhecer o funcionamento de como o cérebro registra possíveis traumas ou fobias pode ajudar a pessoa que busca ajuda a perceber que algo pode ser feito, inclusive a curtíssimo prazo.
Quando um fato acontece em nossa vida absorvemos o evento através dos nossos canais sensoriais: visão, audição, tato (cinestesia), olfato e gustação. A informação recebida pelo nosso cérebro através de um desses canais, ainda passa por três filtros que todos nós temos: omissão, distorção e generalização.
Ao chegar ao nosso cérebro, essa percepção gera uma sensação, um sentimento, uma emoção. É essa sensação ou emoção que nos faz relembrar o evento inicial e daí instala-se o trauma ou a fobia.
Logo, quando buscamos ajudar pessoas com esse tipo de problema, trabalhamos em cima da sensação. É a partir dela que conseguimos eliminar ou diminuir o impacto de traumas e fobias. Alterando a sensação ou emoção, alteramos a forma como a pessoa processa a informação.
É fácil entender através de um exemplo bem simples: casais de namorados elegem como sua música tema, aquela música que tocava quando se beijaram a primeira vez. Sempre que ouvem aquela música, revivem a sensação do primeiro beijo. Quando o casal termina, ao ouvir aquela música, naturalmente rejeitam pensar naquele momento, principalmente a parte que recebeu o fora. Este, passa a não mais querer ouvir a música ou quando a ouve, substitui (e esta é a palavra chave) o antigo sentimento de paixão e envolvimento por raiva, ressentimento ou simplesmente não registram mais nenhuma emoção (a parte que terminou, claro!)
Percebe como fazemos isso quando queremos? Ou seja, substituímos emoções por outras e fatos que antes eram extremamente significativos passam a não representar mais nada...
Quando usamos técnicas de Programação Neurolinguística – PNL, usamos essa estratégia para eliminar ou diminuir traumas e fobias. Substituímos ou anulamos a sensação que esteve presente no momento que se instalou o trauma.
Como descobrimos o momento do trauma? Ah! Essa é outra história....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste artigo?