Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Empreendedorismo: um dos caminhos para o sucesso


Pesquisa encomendada na década de 60 pela Organização das Nações Unidas – ONU, e conduzida mundialmente, detectou 10 características e 30 comportamentos que indicariam um perfil empreendedor.
Tal pesquisa partiu do questionamento: por que algumas pessoas começam um negócio e tem sucesso, enquanto outras vão a falência no mesmo período de tempo?
O resultado da pesquisa foi utilizado brilhantemente: elaborou-se um seminário para que os interessados pudessem testar seu potencial empreendedor ou (re)conhecer as características e exercitá-las.
Exercitar??? Sim, e-xer-ci-tar. Empreendedorismo é comportamento. É prática. É ação. Ninguém nasce empreendedor. Aprende-se, desenvolve-se. De acordo com os estímulos recebidos na infância no círculo familiar e das estratégias de ensino aplicadas no ambiente escolar, pessoas desenvolvem mais características empreendedoras ou inversamente, menos dessas características.
Uma educação empreendedora é essencial para que um indivíduo seja empreendedor. E agora? E quem não recebeu estímulos suficiente, ao longo da formação cognitiva, para tornar-se um empreendedor? O que fazer? Voltamos ao início do artigo: é necessário conhecer os comportamentos empreendedores, reconhecer os que possui, identificar os que não possui e, adivinhe? E-xer-ci-tá-los... Só através do exercício constante dos comportamentos empreendedores poderá desenvolver seu potencial para ações empreendedoras, pois, empreendedorismo não se aplica só a negócios. Aplica-se a qualquer atividade em que busque algum resultado: seja comercial ou social, seja individual ou coletiva, seja micro ou macro.
É preciso destacar que o Brasil é referência mundial em empreendedorismo. O seminário elaborado a partir da pesquisa encomendada pela ONU chama-se EMPRETC e, no Brasil, seu executor é o SEBRAE. Os facilitadores brasileiros estão entre os melhores do mundo. Aproveite esta oportunidade (um dos comportamentos empreendedores diz respeito a “aproveitar oportunidades”) e dedique-se a desenvolver seu potencial empreendedor. Afinal, essa pode ser a resposta a perguntas que, com certeza, você já se fez: como essa pessoa (o outro) consegue ter sucesso em tudo que faz? Por que as coisas dão tão certo para ela?
A resposta pode ser bem simples: ele é um empreendedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste artigo?