Páginas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Treinar, agora, é preciso


Quem trabalha com treinamento e desenvolvimento humano pode comemorar... Decisão recente do Superior Tribunal Federal a cerca do artigo 7º, inciso XXI da Constituição Federal permite visualizar uma luz no fim do túnel para quem trabalha na área.
Por que?
Bem, vamos começar por saber do quê, especificamente, trata o tal inciso. Textualmente:
XXI - aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de trinta dias, nos termos da lei;
Entendeu o STF que o valor devido de aviso prévio ao empregado deve ser proporcional ao período em que ele passou trabalhando na empresa, como diz a lei. Hoje é pago apenas o mínimo estabelecido na lei, ou seja, um mês de salário. O STF entende que isso deve mudar e vai normatizar (embora não seja seu papel legislar) para que o empregado passe a receber como pagamento de aviso prévio montante proporcional ao tempo em que trabalhou na empresa.
Mas o que isso tem a ver com quem trabalha com treinamento?
Pode representar uma “baita” oportunidade para que as empresas invistam no desenvolvimento de seus funcionários, no aperfeiçoamento do seu potencial, ao contrário de simplesmente mandá-los embora a um custo que pagaria o treinamento para toda uma equipe.
Note que foi usada, no início do parágrafo anterior a palavra “pode”. Ou seja, o que trata este artigo é apenas uma das muitas consequências que o novo entendimento da lei pode trazer e do que pode se tornar uma oportunidade para os profissionais de treinamento. É mais barato treinar uma equipe do que mandar um único empregado embora. Acredite! A rescisão de um empregado com 1 ano de empresa, paga o treinamento de uma equipe de 30 pessoas.
Para as Micro e Pequenas Empresas isso pode representar uma grande diferença dentro de um mercado cada vez mais competitivo.
Treinar pessoas é dar a elas a oportunidade de desenvolver-se no ambiente da empresa, inclusive no que diz respeito à adaptação à realidade que o cerca. Isso inclui normas, procedimentos e postura adequados a cada profissão. A escola não prepara o indivíduo para as questões mais básicas do ambiente de trabalho. Fato é que, frequentemente, você vê telejornais falando da falta de qualificação para o mercado de trabalho.
Outro entendimento pode ser mais trágico, e não menos possível, e me foi dado pelo amigo Thiago Balieiro: o do aumento da informalidade na contratação de funcionários. A consequência disso? Terrível! Veremos cada vez mais atendimentos sofríveis, posturas inadequadas e processos equivocados que atrasam seu pedido, sua compra ou o serviço que marcaram de entregar hoje e não ficou pronto.
Pergunte em qualquer lugar onde recebe um bom atendimento se naquela empresa não há um plano de capacitação sendo executado ou se as reuniões feitas pelo chefe não tem um tom didático, ao contrário de cobranças e ameaças.
Treinar é preciso... Não existe excelência sem treino e muito aprendizado. Não existe maestria sem dedicação de tempo e esforço na repetição de processos, bem como sua constante análise para desenvolver novas formas de melhorá-lo.
Instrutores comemorai....!!! Pode (olha o pode de novo) estar nascendo um novo tempo na mentalidade dos nossos empresários... Ou como diria Caetano: ou não!

3 comentários:

  1. Oi Geni, eu sou Luciana, uma seguidora sua e dei uma passadinha pra te convidar para conhecer meu blog, que é novinho em folha. Lá eu falo sobre IMAGEM.
    Se curtir, me siga! Se quiser, podemos trocar: eu coloco seu blog na minha listinha e vc tb, se topar, claro!
    Um beijo,
    Lu
    http://eu-espelho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Geni,
    gostei muito do seu blog (BLOG DA LILI). Tanto, que estou postando hoje um texto sobre o que você faz. Dá um pulinho lá, se puder, pra conferir, ok?
    Sucesso pra você.
    Lidiana Braziolli
    Belo Horizonte (MG)
    http://lilibraz.blogspot.com/2011/08/vi-no-blog-da-geni.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Geni! Prazer em conhecer seu blog!
    Vim parar aqui por indicação da Lili e estou adorando os temas expostos. Estou te seguindo e coloquei o link do seu blog no meu sidebar!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir

O que você achou deste artigo?