Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O que fazer com os paradigmas?

Aprendi há algum tempo que a vida é feita de ciclos. Cada ciclo que abrimos em nossa vida, precisa ser fechado. E quando não fechamos, sempre fica algo a incomodar ou acabamos vítimas de algum “trauma” de vida que levamos muito tempo para resolver.
Pensar que a vida é feita de ciclos nos dá uma responsabilidade boa de nos comprometermos com nós mesmos em resolver todas as pendências da vida, tal qual fazemos com nossas dívidas. Às vezes, podemos pagá-las à vista. Outras, precisamos parcelá-las sem juros. Ou pior: parcelar com juros. Lembrou de algo? Pois é... É sobre isso que estou falando.
Muitas vezes, para que estes ciclos se completem precisamos abrir mão de algumas coisas, sejam elas materiais, emocionais ou intelectuais. Precisamos deixar que algo se vá. Acredite: é preciso coragem para deixar as coisas de nossas vidas irem embora.
Algumas serão relativamente mais fácies pois, já temos consciência de que precisamos nos livrar delas ou até desejamos nos livrar delas. Outras são mais complexas.
Conheço pessoas que chegaram a conclusão que precisam se livrar de alguns paradigmas para seguir na direção que querem. Algumas crenças que possuem estão atrapalhando o alcance de seus planos.
Paradigmas são crenças a respeito de algo.... É preciso que se esclareça que tais paradigmas não são bons, nem ruins. Eles são apenas necessários em algum contexto. Quando não são mais necessários, criamos novos e abandonamos aqueles que não servem mais.
Outro ponto de esclarecimento: se traçou planos em uma direção determinada, talvez tenha que abrir mão de paradigmas que são úteis hoje mas, não serão para os seus planos futuros. Essa consciência (de que precisa livrar-se AGORA) pode causar incômodos e, até mesmo, gerar dúvidas. Como livrar-se delas? A resposta está no futuro. Não se pode elaborar metas sem olhar, se colocar fisicamente (através das emoções) no futuro que se almeja. É lá que está o que você deseja. Vá até seu futuro, construindo mentalmente o que deseja. Construa o que irá ver, sentir e ouvir quando conseguir conquistar o que deseja. Então,  descubra quais as crenças que abriu mão para conseguir chegar até este futuro. Volte ao presente com esse conhecimento e perceberá quão mais fácil ficará abrir mão de algumas certezas que não vão ajudá-lo em nada.
Paradigmas podem aprisioná-lo, podem pesar durante o caminho, podem paralisá-lo. Mas, também podem libertá-lo, dar-lhe asas para ir mais rápido e podem aproximá-lo de tudo que deseja. Só depende de como você utiliza tais paradigmas para aproximá-lo ou afastá-lo de seus planos.
Uma dica: tudo que for fazer em sua vida (tudo mesmo), deve fazer com alegria, sendo feliz durante TODO o tempo. A felicidade não é o fim, é o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste artigo?