Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Seja feita a sua vontande...





É muito natural que nós cobremos que os outros ajam, pensem, se comportem e tomem decisões da mesma forma que nós. Afinal, o melhor padrão de comportamento que conhecemos é o nosso.
É natural mas, não é saudável!
O outro nunca fará o que desejamos e esperamos simplesmente porque ele também é livre para fazer suas escolhas. E as escolhas do outro serão orientadas por suas próprias crenças, suas experiências de vida, seus recursos emocionais e sua capacidade de funcionar na situação em que se encontra.
Cada um de nós é o resultado único de um conjunto de conhecimentos e experiências vividos em diversos contextos: familiar, educacional, econômico, social espiritual e emocional. Se somos um produto único, gerado pela interferência destes contextos, eu lhe pergunto: considera sábio, ou mesmo são, esperar que as outras pessoas ajam e reajam igualzinho a você?
Pense bem... Esperar que alguém atenda suas expectativas e tenha comportamentos alinhados com sua forma de pensar e ver a vida é, no mínimo, igual a esperar ganhar na loteria... Embora seja um bom sonho, as probabilidades estão contra você. É muito provável que ganhe mais frustração do que satisfação.
Então, talvez esteja se perguntando: devo perder as esperanças?
Eu respondo: NUNCA!
O que fazer então?
Eu respondo!
Estabeleça limites PARA VOCÊ!
Descubra: até onde está disposto a ir nesta relação onde, o comportamento do outro, não se encaixa nas suas vontades... (Se puder descobrir antes se é justo e respeitoso querer que alguém faça tudo do jeito que você quer, seria muito importante também!) Até quando está disposto a estar e aceitar uma situação que não lhe agrada? Descubra: o quê não está lhe agradando na situação? Descubra: o que seria necessário para que VOCÊ a aceitasse? Descubra por que é tão importante que os outros façam as coisas do jeito que você quer...
Saiba que essas respostas podem lhe ajudar a encontrar melhor equilíbrio nas suas relações, podem promover maior auto conhecimento e ajudá-lo a pensar, viver e absorver a vida olhando o mundo apenas através dos seus olhos... Verá que o caminho que se desenha a sua frente é bem mais atraente e colorido quando não precisamos condicionar nossa vida e nossa felicidade à atuação dos outros... Além, é claro, de contribuir para sua saúde física e mental.
Procure não adoecer seu coração com as escolhas alheias... Já é complicado o suficiente viver com as nossas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste artigo?