Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

Carta aos Guerreiros...


Este artigo foi escrito em homenagem e em honra ao Policiais Militares que participaram do curso Formação de Instrutores, promovido pela Escola de Administração Pública

Minha Turma - homens e mulheres de coragem...


O ato de ensinar pressupõe uma certa magia! Um certo encantamento!
A magia acontece no momento em que se completa o ciclo de aprendizado, e quem aprende percebe que recebeu o que desejava. E quem ensina tem a certeza de que fez o que era bom: PARA O OUTRO.
Logo, ensinar é, antes de tudo, um ato de renuncia...
E para que se possa renunciar a alguma coisa é preciso amar demais para abrir mão do que queremos, acreditamos ou temos como certo, muitas vezes ao longo de uma vida inteira.
Falemos então, de ensinar...
Não há maior prova de amor do que permitir que o outro seja o que ele quer ser, sinta o que ele quiser sentir e se desenvolva o tanto que ele quiser se desenvolver.
Mas a maior prova de amor mesmo, é dar o melhor de nós e esperar que tudo o mais dê certo no final.
Nenhuma experiência pode ser mais fantástica, na profissão que exerço, do que se deparar com um grupo de profissionais que querem fazer o melhor! Eu tive o privilégio de conhecer um grupo de pessoas com uma preocupação de ser melhores, de fazer o melhor, de tornar o que está ao seu redor melhor.
Mas tem um detalhe: por maior que seja a nossa vontade, quando estamos inseridos dentro de um contexto, dentro de um sistema ou mesmo dentro de um projeto, se não houver vontade alheia, nós não conseguiremos chegar a lugar algum. E o sentimento natural que surge é a frustração.
Frustração que corrói, que causa dor, que desgasta, que faz perder a esperança, que espalha desesperança...
Ser um bom profissional, ser um profissional excelente (e já falei muitas vezes aqui no Blog), nunca vai poder depender dos outros, só pode depender de nós mesmos, do que somos capazes de inventar, do que somos capazes de criar, a partir do nada, muitas vezes.
Trabalhar com processo de aprendizagem, seja de um ser em aprendizado, ou de um ser já formado, no caso dos adultos, é muito desafiador, porque exige uma condição sine qua non pra que tudo o mais dê certo: não há como, definitivamente, ensinar sem amor, assim como, definitivamente, não tem jeito de aprender sem ter vontade.
Reunidas, o amor e a vontade, essas duas forças podem fazer muito, por ambas as partes: tanto por quem está disposto a ensinar, quanto porque quem está disposto a aprender.
Eu costumo dizer que, todo processo de aprendizado, gera algum incômodo, e muitas vezes, dor! Como, como eu acabei descobrindo ao lado do querido Django. A dor do aprendizado não é uma dor que mata, que aleija, que impossibilita... É uma dor necessária para que, aquilo que nós não sabemos, possa ser “ajuntado” com aquilo que nós, ainda, não sabemos. Mas, o mais importante de tudo é que, o quer que nós nos propomos a aprender precisa servir para alguma coisa – esse é o sentido da educação do adulto. Ele tem que saber, sentir e ter a certeza, de que aquilo que ele está aprendendo é aquilo que ele de fato precisa.
Mas, lamentavelmente, ou felizmente!, quem tem que decidir se ele precisa do que está aprendendo, é ele mesmo! Não tem como essa escolha ser terceirizada. Logo, todas as vezes que nós nos dedicamos ao processo de ensinar, poderá descobrir que nem tudo que está disposto a ensinar será interessante para alguém. E essa pessoa é livre para decidir isso...
É nessa hora que começa a ser testada a nossa capacidade de renuncia... Renunciar a todas as certezas que nos levaram até ali...
Vencer a si mesmo é imensamente mais difícil do que vencer o outro...
Força guerreiros!


* lembram do monstro feio??? kkkkkk Pois é... sempre estarei por perto!

3 comentários:

  1. A Biblia nos diz que "que o povo perece por falta de conhecimento"(Oséias 4:6) e algumas vzs Deus tem me permitido vivenciar essa verdade, porém desta vez o Senhor me deu um presente ainda maior, quando me permitiu enchergar a verdade LIBERTANDO! Porque sim, a verdade liberta e é isto o q levo de mais precioso deste curso.Tenho absoluta certeza de que o certificado q trouxe para casa hj, se pudessemos fazer acréscimos...nooossa ele viria com muito mais que uma lauda...ngm olhando pra este certificado pode ter dimensão do que foram essas 40h/a, mas tudo bem pq essas histórias são nossas (minha e dos meus querido colegas) que tivemos juntos o PRIVILÉGIO de conhecer um ''monstrengo'' lindo! (É pq de feio não tem NADA!) Q nos fez enchergar a nossa incompetência outrora inconsciente e nos conduziu ao inicío de um CAMINHO...COMPRIIDO pra caramba rs...E DE ALGUMA FORMA NOS FEZ ACREDITAR Q É POSSÍVEL CHEGAR LÁ, FAZER MELHOR E SER MELHOR! :D
    OBRIGAAADA GENI FROTA!!!!
    VC É ULTRA,MEGA,POWER TUDO! #MUITACOISA!RS

    ResponderExcluir
  2. "A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
    Abraham Lincoln
    Neste caso erámos as pessoas comuns, com interesses diferenciados, que só uma líder foi capaz de unir através dos conhecimentos de ensino, pondo em comum igualdade, ela sabe o diferencial que fez na vida de cada um de nós. Geni vc é 10...

    ResponderExcluir
  3. Em Macapá-Ap 5h00min....

    kkkkk......Bom dia Geni!!!

    INCLUA este
    AFETO sem
    CONTROLE de tanta Admiração por Você...

    Participar do Curso foi ótimo, mas tê-la como Mestra foi tudo de bom, cada momento naquela sala não foi apenas uma aula... foi uma terapia..., realmente um SHOW.
    Conduzindo e estimulando a nossa imaginação a sair daquele ambiente rumo a um infinito..., a um desconhecido nos fazendo perceber que se estamos perdidos é porquê nós aceitamos essa condição ou nos apegamos a ela. Viver RACIONALIZANDO as idéias tem o seu preço e você nos fez perceber que o simples, o sucinto, o direto, e objetivo tempo um poder inimaginavel sob as pessoas e sob nós mesmos.
    Nos fez perceber também que o complicado é a gente que cria e que as soluções estão na nossa frente.
    Voce chegou para ajudar a organizar algumas ideias, momentos e, o que falta é um pouco de PLANEJAMENTO, e não um pouco mais de TEMPO..., onde este último parece um inimigo, e que muita gente o teme, inclusive eu.
    TEMPO aquele muito bem aproveitado e com certeza será muito bem retribuido, sabe como? Assim..., como esta mesagem que lhe é escrita às 5h da manha, de seu aluno que se sente feliz por tê-la como professora, instrutora, facilitadora... como MESTRA... Muito obrigado pela oportunidade de conhecê-la, muito obrigado mesmo...
    Aquele TEMPO virou Saudade...

    Aproveito para lhe desejar uma Feliz Pascoa!!!
    .... e que Deus abençoe sempre seu caminho,... sua profissão e sua família.


    Doriwendel Sá de Souza
    seu ex-aluno, e hoje tambem seu amigo e fã...

    ResponderExcluir

O que você achou deste artigo?