Páginas

segunda-feira, 4 de março de 2013

Construa pontes...


“Se os caminhos não forem retos, construa os desvios. Se encontrar abismos, construa pontes...” Geni Frota

É absolutamente comum nos depararmos com dificuldades em qualquer processo em nossa vida. O que não é natural é paralisarmos diante dos obstáculos.
Afinal, se você considerar a evolução da humanidade, o ser humano é um exemplo claro de avanços constantes no sentido da adaptação, readaptação e criação de novos cenários mais favoráveis ao seu desenvolvimento.
A capacidade de agir diante dos obstáculos, de gerar soluções, de buscar alternativas e mover-se apesar deles, é inerente a todo indivíduo: Seja sozinho ou com a ajuda de outros. Esta capacidade humana de superação, no sentido de promover solução imediata e constante diante das dificuldades ou dilemas que se apresentam na sua vida, deu-se o nome de resiliência.
A Resiliência é um conceito adaptado, e emprestado, da Física, pelos estudiosos do Desenvolvimento Humano, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer algum tipo de ruptura.
Talvez pergunte-se: por que é mais fácil para alguns desenvolver resiliência do que para outros?
Fatores ligados ao ambiente familiar, estímulos e limitações recebidos e mentoria durante o processo de desenvolvimento cognitivo, contribuem para definir o grau de resiliência que um indivíduo é capaz de desenvolver.
No entanto, é possível, mesmo depois de adulto, treinar e desenvolver a habilidade de ser resiliente.
O primeiro passo: estar disposto a quebra paradigmas, desafiar as próprias crenças e permitir-se uma nova forma de pensar a partir de feedbacks recebidos.
O segundo passo: é orientar a mente para que esta esteja SEMPRE focada na SOLUÇÃO. Focar na solução é citar o problema apenas uma única vez e partir para o levantamento de todas as possibilidades de possíveis, testá-las e eliminá-las ou aproveitá-las.
O terceiro passo: responda as perguntas:
1)    Em quais situações da minha vida eu “funciono” rapidamente?
2)    O que faz com que eu “funcione” mais rápido nessas ocasiões?
3)   Como eu poderia aplicar a resposta da pergunta 2 em outras ocasiões da minha vida?
Treinar-se constantemente para agir na conquista dos seus sonhos deve ser um hábito diário. Assim como um músculo que precisa ser exercitado para ganhar forma, tamanho e tonicidade, nossas competências subjetivas também precisam ser treinadas, exercitadas, através de repetição, para que encontrem o pleno funcionamento.
Logo, para tornar-se resiliente é necessário ser, também, disciplinado e comprometido. E, como tudo na vida, é um ciclo de aprendizagem constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste artigo?