Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Auto estima alta - a capacidade de gostar de si mesmo




Eu vivo de observar gente... O comportamento das pessoas é meu material de trabalho. O que elas verbalizam e como elas agem, dão pistas de como elas funcionam. É desse aprendizado grandioso que eu vivo profissionalmente.
Presencio diariamente, através de meus clientes, amigos, conhecidos, a luta e a dedicação para serem felizes, se aperfeiçoarem e superarem os obstáculos naturais que a vida nos apresenta. De fato, essa superação é o que nos move, nos seduz e nos dá combustível para querer aproveitar a vida ao máximo.
Toda essa movimentação é perfeitamente saudável e necessária.
Recentemente mas, não de forma definitiva, arrisco-me a dizer que o problema mais comum do ponto de vista comportamental diz respeito à manutenção de uma auto estima alta ou mesmo saudável, o que representaria um ganho.
É assim mesmo que escreve... não existe baixa estima, e sim auto estima baixa. Porque a auto estima é a capacidade que você tem de se aceitar como você é e ainda gostar desse resultado todo que é você. Logo, a estima é só sua (auto). E ela pode ser baixa ou alta. Mas será sempre sua (auto) estima.
Recentemente vemos uma busca muito salutar por uma vida mais saudável e, consequentemente, corpos estão ficando mais bonitos e saudáveis.
No entanto, é muito comum ver pessoas cuidando do corpo mas, esquecendo de cuidar da cabeça. Cuidar da forma como se vê, não no espelho da academia mas, no espelho do quarto, quando fecha a porta, quando fica só, sem a produção e sem os filtros dos aplicativos. Esse aí é o termômetro da auto estima: quando você fica “acompanhado” só de você mesmo.
Então, vamos à pergunta que não quer calar... Como cuidar para ter uma auto estima alta?
Seguem alguns passos úteis:
1)    Evite mentir para você mesmo... é o pior tipo de mentira que existe!
2)    Tenha consciência dos seus defeitos – físicos e comportamentais – todos nós temos... você é só mais um humano... E se descobrir que tem algum que você não goste mesmo, mude-o!
3)    Ouça feedback de quem verdadeiramente te ama... eu escrevi “verdadeiramente”. Esses não vão te enganar ou mentir para você.
4)    Ouça feedback de quem você confia... Aplica-se o princípio do item 3.
5)    Tenha consciência das suas qualidades – físicas e comportamentais – todos nós temos muitas, que superam os defeitos. Essa conta de resultado positivo é o que faz de você este ser único e capaz de encarar qualquer desafio na vida.
Comece por estes passos simples. Preferencialmente nesta ordem!
Ter uma auto estima elevada é uma conquista válida! Experimente!!!

Um comentário:

O que você achou deste artigo?