Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

O que é preparação psicológica?




Queria muito dizer que preparação psicológica é quando você tem certeza que está preparado psicologicamente...
Queria muito poder dizer que preparação psicológica é quando seu pensamento é muito positivo e você tem consciência do que quer...
Queria muito dizer que preparação psicológica é quando você reza e pede a benção de Deus...
Queria muito dizer que preparação psicológica é quando você treinou muito, estudou muito, "ralou" muito ou qualquer coisa muito que você tenha feito...

Não é... Infelizmente!

Preparação psicológica é algo sério, estruturado, metódico... Tem um início, um meio e um fim. Preparar o psicológico de um indivíduo requerer 4 coisas básicas: 1) um objetivo 2) mapeamento do funcionamento desse indivíduo 3) mapeamento de todas as crenças limitantes que ele possa possuir em relação ao objetivo e 4) aplicação de técnicas específicas para aquele objetivo e para aquele padrão de funcionamento.
Isso exige trabalho, dedicação e conhecimento técnico de algumas ferramentas, que vão de acordo com a abordagem que o profissional responsável utiliza no seu trabalho.
Logo, preparação psicológica é, antes de tudo, um trabalho técnico que deve ser conduzido por alguém que estudou para isso. É um trabalho científico, com método, com abordagem, e não uma série de ritos ou gritos insanos de palavras supostamente motivadoras (exclua-se também os tapas na cara, por favor...)
Isso até poderia fazer parte de algum trabalho mas, já possuímos, neste século, estratégias melhores e mais eficazes para trabalhar a mente humana, me acreditem.
Atualmente, pode-se lançar mão de conhecimentos em psicologia: recomendaria os baseados na Gestalt, prioritariamente, e o bom e velho Behaviorismo, em algumas circunstâncias bem pontuais. Temos o Coaching, que é um protocolo utilizado para alcançar um fim específico; a Programação Neurolinguística, que compõem-se de um conjunto de técnicas e exercícios que busca ressiguinificar e melhorar o desempenho do indivíduo.
Mas ainda pode-se lançar mão da fabulosa e desafiante Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers; d Psicodrama, do apaixonante Moreno; de Constelações, desenvolvida por Bert Hellinger (morro de inveja de quem domina essa abordagem) e da minha mais recente e preciosa descoberta: o Panorama Social, de Lucas Derks (ainda estou estudando)...
Enfim, não faltam abordagens e técnicas para ajudar o desenvolvimento do potencial humano a partir do fortalecimento da mente. Mas o domínio de tais ferramentas precisa de estudo, muito estudo, dedicação a observar o cliente, a fim de usar a melhor ferramenta para atender ao funcionamento dele e ao objetivo dele.
Mas, cuidado! Preparação mal feita pode gerar resultados desastrosos e comprometer o mais simples resultado. Procure um profissional preparado e, principalmente, que você confie e que se sinta bem com ele (chamamos isso de rapport). O principal foco de avaliação do trabalho de um profissional é o feedback. Um profissional sério está sempre buscando feedback. Estará sempre monitorando os resultados do seu trabalho. Fique atento!

Preparação psicológica é coisa séria! E produz resultados. Grandes resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou deste artigo?