Páginas

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Alguns aspectos sobre liderança I

Dentre os aspectos do desenvolvimento humano que mais me seduz está a liderança. Trata-se de um assunto que nunca canso de ler ou pesquisar. Primeiro, porque está diretamente ligado ao aspecto de grupos, outro assunto instigante. Segundo porque exige do indivíduo uma apurada percepção de si mesmo e dos outros (já que lideramos grupos).
Ao estudar liderança, não só nos manuais de autoajuda, tão amplamente difundidos hoje em dia, como em suas bases científicas, a partir do estudo dos grupos pautados em Kurt Lewin, Wilfred Bion, e outros, cheguei a conclusão que o maior desafio da liderança é perceber e administrar as movimentações do grupo. Segundo um mestre que tive ao longo do caminho, o grupo será sempre mais forte. O líder existe a partir da permissão do grupo e o grupo só permite o que vem para atender suas necessidades.
Poderá perguntar: então não é o líder que “manda”? Não. Ele nunca manda em nada. É sempre o grupo que está no controle, conduzindo para onde entende que é melhor para si mesmo.
Escuto pessoas ligadas ao esporte repetirem que “o técnico tem o time na mão”. Nada mais equivocado. É o time que tem o técnico na mão. E é por isso, e só por isso, que faz o que o técnico manda. A verdadeira liderança diante de um grupo é quando o grupo percebe que o líder está disposto a fazer o que for necessário para que o grupo siga no comando de qualquer tarefa.
Nesse aspecto, é válido o que é exposto no livro O Monge e o Executivo. O autor defende que um dos princípios da liderança é “serviço e sacrifício”. Assim mesmo, os dois juntos. Entenda a força que isso pode ter quando um grupo percebe que seu líder está disposto a qualquer sacrifício para servi-lo.
Entenda: se há uma tarefa ou um objetivo para o grupo, o papel do líder é fazer mais do que o possível para que o grupo não tenha qualquer tipo de problemas para cumprir a tarefa ou alcançar o objetivo. No momento em que o grupo percebe que algo está impedindo seu funcionamento ele espera que o líder tome as providências necessárias para resolver o problema. Quando isso não ocorre, o grupo busca mecanismos para resolver o problema do seu modo, inclusive sabotando a liderança.
É importante salientar que toda essa movimentação é absolutamente subjetiva. Não há uma reunião ou qualquer tipo de conversação para “tramar” um plano. Nada! Apenas movimento de grupo. Quanto mais habilidade um líder tiver de “ler” o seu grupo, maior será a sua liderança.

2 comentários:

  1. Gestão de Carreiras

    A Gestão de Carreira consiste em fazer um encaminhamento ao desenvolvimento pessoal e profissional do candidato. São analisados o perfil pessoal e fatores como o cenário externo, as oportunidades existentes e as tendências do mercado.
    O objetivo é auxiliar o profissional, fazendo com que ele não dependa apenas das possibilidades oferecidas pelas empresas. O caminho a ser seguido é determinado pelo perfil do candidato, levando em consideração em qual ponto o profissional está e aonde ele quer chegar. Com base nestas informações são definidas ações para alcançar os objetivos.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, o líder deve estar atento a tudo, e a partir do momento em que o grupo traça um objetivo, dificilmente será vencido. Portanto, ser líder é Servir o próximo... e isso infelizmente é para poucos.

    ResponderExcluir

O que você achou deste artigo?