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terça-feira, 21 de junho de 2011

O que motiva um profissional?

O que move um profissional? Ou utilizando a linguagem da moda: o que motiva um profissional? Ou qualquer pessoa?
Primeiro, é preciso nivelar um entendimento. A motivação é igual documento: pessoal e intransferível. É um processo interno, intrapessoal. Acontece de forma particular a cada indivíduo. Não podemos achar que o mesmo estímulo pode motivar da mesma forma um grupo de pessoas. Haverá mesmo aqueles para quem o estímulo não fará a menor diferença.
Já me deparei com profissionais que ganham muito, desmotivados. E com outros que ganham pouco, igualmente desmotivados. Então não é dinheiro.
Já me deparei com profissionais que tem ambiente adequado, liderança preparada e saúde mental e física perfeita, desmotivados. Bem como, já encontrei outros que trabalhavam em ambiente horrível, com aquele chefe que ninguém merece, sofrendo assédio moral, mas igualmente desmotivados. Então, o que será, meu Deus, que motiva esse povo?
Pois é...
Você que pretende melhorar seu entendimento sobre o ser humano, comece por entender isso: é preciso dedicar tempo e atenção para “estudar” o comportamento, ouvir o que o outro tem a dizer, conhecê-lo em seu universo de percepções para, a partir daí, contribuir com estímulos que podem promover um processo de motivação.
É! Dá trabalho...
A empresa precisa construir uma proposta de trabalho diversificada e que englobe todos os aspectos ligados ao elemento humano. Das regras relacionadas ao uniforme, passando pelo salário, até a forma como o colaborador é chamado à atenção ou elogiado, devem fazer parte do planejamento aplicado ao RH, Gestão de Pessoas, Gestão com Pessoas. (não importa a semântica, se o resultado for alcançado)
Nas empresas divulgadas como as melhores para se trabalhar existe um planejamento estratégico voltado especificamente para o colaborador. Há um grupo de pessoas que se dedica exclusivamente a construir um ambiente adequado para que as 8 ou mais horas que este colaborador passa na empresa sejam as mais prazerosas possível para ele, para que seja o mais produtivo possível para a empresa.
É! Além do lado romântico, há o lado prático disso tudo: ser produtivo para a empresa. Pessoas precisam de atenção e cuidado. Veja a Experiência de Hawtorne, feita em 1927! Há quase 100 anos atrás foi descoberto que o ser humano quando sabe que está sendo observado produz mais. E não se trata de vigilância, mas de atenção. A experiência de Hawotrne demonstrou isso. E mesmo diante das provas que as ciências aplicadas ao conhecimento humano apresentam, ainda existem empresas que não levam o assunto a sério. E pensam que uma simples palestra, um curso realizado uma vez por ano, um aumento obrigatório no salário diante da data base, podem promover o complexo processo de motivação necessário ao bom funcionamento do corpo e da mente humana.
Empresas que desejam menos dor de cabeça com seus colaboradores e que os queiram mais produtivos, precisam investir na formatação de um planejamento voltado para tal. É preciso acordar para a importância das pessoas e para tudo que elas podem ser se forem bem cuidadas.
Quanto a auto motivação, aquela que podemos fazer por nós mesmos, eu trato no próximo artigo...

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