Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A sétima arte também ensina

Dois filmes recentemente chamaram minha atenção por contemplar em seus roteiros aspectos extremamente profundos a cerca do desenvolvimento humano.
Retiradas e respeitadas todas as sequências de aventura e suas histórias principais, impressionei-me profundamente com os filmes Avatar  e A origem.
Avatar, por tratar indiretamente da força única que nos liga como seres humanos. Da força que o grupo tem e de como ele pode agir sobre os indivíduos que o compõem e de como nós estamos ligados ao meio (a qualquer meio) que nos cerca. Talvez, e essa é apenas uma hipótese, muitas das mazelas humanas que chegam até nós pelos telejornais estejam ocorrendo porque os seres humanos perderam a consciência que, estamos todos ligados de alguma forma: com nós mesmos e com o ambiente ao nosso redor.
Toda e qualquer alteração feita em nós mesmos, altera algo em nosso sistema. Sendo o inverso também verdadeiro: qualquer alteração no meio, também vai alterar algo em nós. Quanto mais sensíveis ou capazes de perceber e promover (quando necessário) essas mudanças, maior e melhor será o nosso processo de desenvolvimento.
O filme A origem me surpreendeu por tratar de como se processa a mudança de crença em um indivíduo. Para você que está disposto a assistir o filme depois da leitura desse artigo, acredite: o que o filme propõe para “plantar” uma ideia na cabeça do indivíduo está absolutamente em conformidade com as técnicas utilizadas em Programação Neurolinguística – PNL, para promover a mudança de crença.
Alterar crenças requer que o indivíduo busque as razões dessa alteração na própria identidade. Requer alinhamento da crença com os comportamentos que dela irão se derivar. O filme leva o indivíduo ao “quarto nível”, exatamente onde as mudanças recebem “autorização” para acontecer.
Daí, talvez você possa compreender porque muitos regimes dão errado, porque muitas relações são terminadas e retomadas , sem obter qualquer evolução, muitas atividades físicas são abandonadas depois de 2 meses, etc.
Para que possamos fazer qualquer alteração em nosso comportamento, essa alteração tem que ser amparada por uma crença e estar alinhada com a nossa identidade. Depois disso, tudo fica extremamente mais fácil.
Ah! Em tempo, você também poderá descobrir que a mudança que você queria, nem era de fato necessária. Fantástico, não??!!!

2 comentários:

  1. Gostei de ambos os filmes, mas a origem realmente é fabuloso. Achei interessante o seu texto, me deu um novo olhar para o filme.

    Mas afinal o peão parou ou não de rodar??

    ResponderExcluir

O que você achou deste artigo?